Cuidados para o Dia de Finados
O Programa de Controle da Dengue de Brusque tem intensificado o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Dando seqüência a este trabalho preventivo, a secretaria de Saúde enviou documento para igrejas e cemitérios com orientações sobre utilização de vasos de plantas, conforme a Lei Estadual nº 15.243/2010.
Fernanda Lippert, coordenadora do Programa de Controle da Dengue (PCD), disse que o objetivo é que os líderes religiosos repassem as informações aos fiéis para evitar a formação de pontos com água parada, considerados criadouros do mosquito da dengue. Até sexta- feira (2), a equipe do programa também realizará ação educativa nos cemitérios, orientando a população que estiver fazendo limpeza e reparos nos túmulos.
A principal orientação do programa é que sepulturas, túmulos e monumentos funerários tenham somente vasos ou outros de recipientes furados ou preenchidos com areia para não acumularem água. A população também deve evitar deixar embalagem, sobras de materiais como flores ou arranjos de plástico e outros objetos que acumulem água ao redor dos túmulos.
A coordenadora também informou que em Brusque neste ano foram encontrados cinco focos do mosquito transmissor (Aedes aegypti) nos bairros Limoeiro, Nova Brasília, Steffen e São Luis.
Colaboração: Alain Rezini



